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Como substituir alimentos gordurosos do cardápio?



Os alimentos gordurosos estão entre os mais saborosos e consumidos do mundo, mas causam diversos problemas para o organismo. Por sorte, a maioria deles pode ser substituída por outros similares. Aqui vamos falar sobre esse tipo de comida.

Problemas causados por alimentos gordurosos


A gordura é uma classe de lipídios que faz mal para o corpo, ao longo do tempo ela pode entrar na corrente sanguínea, aumentando os níveis de colesterol e triglicerídeos. Comer alimentos gordurosos faz o corpo ganhar peso, de maneira pouco saudável, pois os tecidos vão ficando sobrecarregados. Quem ganha peso rapidamente vai ter trabalho para emagrecer novamente, então o ideal é cuidar antes que isso aconteça. É difícil ficar longe desses alimentos, mas com algumas mudanças no cardápio dá para continuar o seu consumo, apenas em ocasiões especiais.


Quais os alimentos mais gordurosos?


Quem deseja levar uma vida mais saudável deverá ficar longe de diversos pratos saborosos, ou ao menos evita-los durante boa parte da semana. O bacon é um dos tipos de carne mais gordurosos e deve ser eliminado do seu cardápio, a batata frita também está bem posicionada neste ranking, assim como os salgadinhos dos aniversários. Se você utiliza óleo para fritar o alimento, certamente ele será rico em gordura. Quando for preparar uma carne, tente retirar o máximo possível de gordura antes de esquentá-la.

Cardápio livre de alimentos gordurosos


Se gosta de ovos, troque os fritos por omelete ou cozido; as crianças adoram salgadinhos, se for comprar ou fazer, escolha os assados no lugar dos fritos; as carnes gordas devem ser evitadas, preferindo as magras; quem gosta de hambúrguer deverá mudar o recheio, colocando frango grelhado ou carne magra no seu interior; a pizza de muzzarela deve ser evitada, podendo ser substituída por rúcula com tomate. Diversos alimentos gordurosos podem ser substituídos por outros similares, re-organizar o seu cardápio é a melhor maneira para emagrecer.


Reeducação alimentar


Quem deseja emagrecer ou apenas ter uma vida mais saudável, deve reduzir drasticamente o consumo de alimentos gordurosos. Para isso não é necessário iniciar uma daquelas dietas mirabolantes, que só prejudicam o seu corpo, basta reorganizar o cardápio. No café da manhã opte por pão integral, margarina, leite desnatado e biscoito integral. No almoço arroz branco, legumes e carne magra. Durante a tarde beba suco natural, queijo e presunto com gordura saturada. No jantar tenha cuidado com a carne, faça uma salada de frutas, e não coma muito.

Texto cedido gentilmente por: Nutripad

 Matheus Bertoluci

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